Há algo que não combina, ao sentar em um sofá luxuoso de um hotel sofisticado diante de Norman Reedus, também conhecido como Daryl Dixon de The Walking Dead.
Este indivíduo encantador, relaxado e confiante, bebendo um café com leite de soja diante de mim está literalmente, e em qualquer acepção do termpo, metaforicamente, a um mundo de distância do personagem que vimos pela última vez em um mundo pós apocalipse zumbi, em uma arena, desafiado por um Governador recentemente caolho a lutar contra seu irmão Merle até a morte.
Daryl conhecidamente usava um colar de orelhas zumbis ( se você quiser um, existem vídeos no Youtube que ensinam a fazer ); Reedus, ao contrário, fala docemente a respeito dos pauzinhos que ele e Mingus ganharam de presente no Japão.
Daryl é amado pelos fãs de The Walking Dead, e Norman os ama,, o que é sorte dele, já que não conseguiria mais fugir nem mesmo se ele quisesse
"Eles aparecem!'' ele diz, com um sorriso. “Filmamos uma cena, eu e Lauren Cohan, e estávamos invadindo uma escola atrás de leite em pó para o bebê. E eu olhei ao longe e vi 30 rostos brotando entre as árvores e moitas. Era realmente surreal. Então você se senta e aparecem mais 30 por ali. Eles encontarão você. Além do mais, com o Twitter e todo o resto, você nao consegue mais se esconder.''
Algumas vezes este amor de fã pode ser desafiador. Na Australia, Reedus não ganhou pauzinhos. “Eu ganhei vários animais de pelúcia e desenhos – desenhos muito legais – desde que cheguei aqui.” Um dos desenhos que ele compartilhou via Twitter, foi feito por um menino de dez anos, e mostra um conhecimento detalhado do show e do personagem, mesmo sendo de um show recomendado para uma idade acima da sua. Isso não é novidade para o ator, porém: “Você ficaria surpreso. Essas criancinhas que vem vestidas de Daryl inclusive com orelhas em seu pescoço.”
Para Reedus, que hoje faz para seu próprio filho o papel que seu pai fazia com ele, é sempre cuidadoso no que diz respeito à orientação dada: “Eu digo a ele que coisas assustadoras irão acontecer antes que elas aconteçam, e como elas acontecem, e ele entra na magia do filme, e não na parte chocante. Ele se acostumou com coisas assustadoras e sabe que elas não são reais. “
Felizmente, o show não é real, ainda que a equipe por detrás dele leve incrivelmente a sério, muito mais do que em muitos outros projetos em que Reedus trabalhou.
''Normalmente, em produções com grandes orçamentos, você pode simplesmente se sentar e tomar um café com todos que estão trabalhando e conversar eternamente”, ele diz. “Em produções de baixo orçamento, você está tomando um café enquanto conversa ou anda no set, coloca-o em algum lugar e ‘ação’. Em nosso show, fazemos tudo isso antes de começar a filmar. Uma vez que começamos, é bang bang bang bang e todos em suas posições. Tem sido sempre assim, porque todos amam muito este trabalho..
''Nós temos muita sorte, pois todos são muito adoráveis e gentis uns com os outros. Eu estimulo Steven Yeun dizendo ‘você deveria tentar isso’, e eu falo com todos os outros atores antes de filmarmos ‘Se você tiver alguma idéia, me conte’, e eles me dizem o mesmo. Nós nos ajudamos muito, o que é muito raro. Eu já fiz filmes em que você contracena com outro ator e eles estão literalmente olhando por cima do seu ombro e perguntando ‘posso tomar mais um café?’ enquanto você faz a cena!”
Dentro e fora do set, o elenco de , The Walking Dead cast é muito unido.
“Nós todos saímos juntos. Somos como uma grande família feliz por lá.” Diz Reedus, mas trabalhar em um universo zumbi tem seus próprios perigos. Nenhum personagem está a salvo, como já demonstrou a morte chocante de Sarah Wayne Callies ( Lori Grimes) no quinto episódio da atual temporada, o que deixa uma tensão peculiar no set.
“Toda vez que recebemos um script, corremos para o final dele para nos assegurarmos que estamos vivos. Costumamos brincar que, se você receber um email , '1800-ZombieSchool clique aqui’, você está ferrado. Nós suamos frio o tempo todo.
O email é uma brincadeira, mas a escola zumbi não.
"Há uma pequena escola zumbi na Georgia,'' diz Reedus, que claramente admira o trabalho que os mortos-vivos faze,. “Eu vejo o que alguns desses atores que fazem os zumbis. Alguns deles são zumbis que retornam, porque eles são bons demais. Eles realmente se envolvem com isso!”
Tampouco são apenas atores profissionais que se envolvem com isso. Várias celebridades já mexeram os pauzinhos para ser parte do show.
Reedus ri deste fenômeno. “Hines! Você assistiu “O Cavaleiro Das Trevas Ressurge?” Lembra aquele jogador de futebol que está correndo pelo campo [o que sobrevive], Hines Ward? Ele é um puta jogador de futebol. Ele foi um zumbi. Tivemos políticos. As pessoas estão sempre tentando se transformar em zumbis”.
Então, o que Reedus pode nos contar a respeito dos próximos episódios? Nada, é claro. Mas há uma certa certeza de que Daryl continuará vivo, já que ele veio até a Australia, “ou poderia significar que esse é meu último suspiro”, ele diz.
Outra pista vem de seus telefonemas, já que ele reconhece que foi requisitado no set para a quarta temporada. “Andy [“São João’] acaba de me mandar um email”, ele diz, rindo. “não deveríamos cortar nosso cabelo até voltarmos, então estou deixando o meu crescer até a bunda. Ele acaba de me contar que cortou o dele, então eu disse “você me deve $5!. Nós tínhamos uma aposta de $5 para ver quem quebraria a promessa primeiro, então acho que ganhei.”
É o que parece, aos fãs de Daryl, que lamentariam muito se ele morresse. Não conte a ele onde você leu isso, porque Reedus se orgulha de sua habilidade em não largar spoilers.”Faço entrevistas o tempo todo. Você se surpreenderia o quanto. Eu estou trabalhando e eu dou entrevistas, nos finais de semana eu dou entrevistas, sou ótimo em falar coisas. E também tenho todo um esquadrão de assassinos que, se você escrever algo que não for legal, você verâ miras a laser apontadas para você.”
POR GILLES HARDIE