FOTOGRAFIA: MICHAEL MULLER
REPORTAGEM: YASHA WALLIN
Tomando uma sopa de tomate em uma fria noite no Lower East Side de Nova York, o ator Norman Reedus conversa sobre animais mortos nas estradas. Ele poupa poucos detalhes ao recontar os vários animais mortos que encontrou pelo caminho enquanto filmava o thriller de zumbis The Walking Dead na Georgia. Estamos reunidos nos fundos de um pequeno restaurante, Bread, no qual Reedus insiste que tem a melhor sopa da cidade. Quanto mais gráficas as suas descrições - como detalhes de um cervo que ele viu ser atingido por um carro - mais difícil para mim conseguir engolir uma colher daquela encorpada sopa vermelha.
A descrição parece uma cena saída de The Walking Dead, a série original da AMC, na qual o ator nascido na Flórida interpreta o matador de zumbis, dono da besta, caçador de esquilos e esquentado Daryl Dixon. Daryl é um caipira com um temeramenteo imprevisível e uma tendência de pensar com seus punhos, aniquilando zumbis tão facilmente que poderia ser um esporte.
"Ele foi escrito com muita raiva, tipo 'f*-se, f*-se, F*-se'", explica Reedus. Em toda boa ficção, no entanto, nossos protagonistas serão multidimensionais e, ao longo de The Walking Dead, temos visto um Dixon mais complexo, que acaba se tornando um protetor do modesto grupo de sobreviventes do apocalipse navegando em um mundo nada familiar de criaturas comedoras de carne. "Eu estou tentando interpretá-lo como um virgem, que sempre foi colocado para baixo e teve que lutar por tudo, como alguém com um grande fardo em seus ombros", ele sugere a respeito da personalidade de Daryl. "Na televisão, temos que plantar essas pequenas sementes e esperar que essas árvores frutifiquem. Então eu estou constantemente procurando por esses pequenos momentos e fazendo esse cara crescer".
É difícil ver alguém tão bonito como Reedus - anteriormente um modelo da Prada - como virginal. Mas por duas temproadas, o ator tem estranhamente canalizado isso para o solitário combatente de zumbis, provando ser sua mais forte e reverenciada performance até o momento. No passado ele interpretou um informante e filho de Debbie Harry em Six Ways to Sunday; um artista introvertido em Intrigas, um condenado em 8mm, com Nicholas Cage; um construtor de armas em Blade II; e ano passado ele até mesmo dirigiu uma motocicleta ao lado de Lady Gaga no surreal vídeo Judas. Foi seu grande papel como o justiceiro cristão Murphy MacManus em Santos Justiceiros I e II, no entanto, que o colocou no mapa e conquistou sua horda de fãs ferozes.
Ele insiste que não necessariamente gravita ao redor de filmes violentos, mas aqueles em que ele é mais conhecido tendem a ter grandes derramamentos de sangue - ironicamente, dada a sua visão a respeito da morte: "Eu tenho medo da morte. Eu não gosto dessa ideia", Reedus elabora. "Eu não quero envelhecer e morrer. Meu pai morreu quando eu era mais jovem. Ele tinha um irmão gêmeo e eu o vi morer também. Minha mãe vendeu caixões por algum tempo quando eu era menor. Ela os chamava de 'camas eternas'".
Foi com sua mãe que Reedus foi de lugar a lugar quando criança, vivendo em lugares como Espanha, Inglaterra e Japão, antes do amor levá-lo para a Costa Oeste. "Eu fui atrás de uma garota que conheci no Japão a L.A., mas ela imediatamente me abandonou e casou-se. " Ele encontrou emprego em uma loja da Harley Davidson em Venice, enquanto engatilhava uma carreira em um estúdio de artes, algo pelo qual ele ainda é apaixonado. Sua carreira de ator iniciou acidentalmente, com alguém sugerindo, durante uma festa, que ele deveria tentar atuar.
Fora das telas, Reedus fala suave e confiantemente, baixo e lentamente, inclinando-se como se estivesse revelando um segredo. Ele é carinhoso, afetuoso e interage com estranhos como se fossem velhos amigos. Ele abre portas, diz por favor e obrigado e deixa gorjetas geneorsas. Na maior parte do tempo ele evita qualquer coisa muito "Hollywood", preferindo uma vida discreta e "low profile", apesar do relacionamento de cinco anos com Helena Christensen, que terminou em 2003. "Somos muito tranquilos um com o outro", ele conta a respeito de seu relacionamento com a supermodelo, mãe de seu filho Mingus. Mingus mal consegue assistir The Walking Dead sem cobrir seus olhos, mas o show o fez popular na escola. Recentemente algumas das crianças mais velhas perguntaram: "Seu pai é Daryl Dixon? Nós amamos Daryl Dixon!"
Reedus termina sua sopa de tomate e comemos um tiramisu, cortesia da casa. Não falamos mais de mortes nas estradas, mas sobre o que vem por aí. Ele acabou de filmar Sunlight Jr, onde ele é um "babaca" em um triângulo amoroso com Matt Dillon e Naomi Watts. Ele também planeja estar em um filme de terror antes de iniciar as filmagens da terceira temporada de The Walking Dead, em Abril. Com toda a sua glófia nas telas, eu pergunto o que ele faz para se divertir, imaginando que sua vida real seja mais glamourosa do que a do celibatário Daryl Dixon. "Oh, Jesus, eu não me divirto. Eu não saio muito, para ser honesto. O que eu faço na sexta à noite? Roubo bolsas de turistas. Quebro coisas. Netflix.com."

